Não conhecido declarações factuais Cerca de Luiz Cláudio Freire de Souza França

Logo, Vive evidente a importância da prevençãeste de complicações atravfois da administração precoce por soro antiveneno específico. Usando a eventualidade por estabelecimento do estadiamento dos casos de acidente ofídico botrópico em cães, a otimização do tratamento fica facilitada, já que há a possibilidade de administrar este soro antibotrópico do tratado usando a intensidade do quadro e de forma precoce. Wen (2009), relata que uma vez estabelecida a quantidade por soro a ser administrada, essa deve ser dada em dose única, visando maior rapidez na neutralização do veneno circulante. Este estadiamento ocorre por tratado usando a descrição do quadro clínico pelo contatante, via telefone. É importante ressaltar de que tal descrição do quadro clínico é bastante subjetiva, e que este atendente do CIT-RS toma a decisãeste única e exclusivamente em funçãeste do relato do veterinário. Após a coleta de informações, o CIT-RS, atravé especialmentes do atendente do caso, orienta a administraçãeste de dada quantidade do soro antiofídico botrópico ou botrópico-crotálico, bem saiba como a terapia auxiliar. A aceitação das informações fica a cargo do médico veterinário responsável pelo atendimento. Dados do CIT-RS, referentes à acidentes ofídicos ocorridos pelo Rio Bastante do Sul, envolvendo apenas a espécia canina, apontam qual 25% Destes casos foram considerados graves pelo serviçeste. Nesses quadros, os Seres vivos apresentam pfoissimo estado geral, edema intenso

4 Estudar Educação Física na Escola significa refletir juntos de que: a) a Educação Física é uma Obrigatoriedade, pois sua finalidade é qual o aluno aprenda a: praticar, saudável e prazerosamente, este movimento corporal relacionado usando este jogo, a dança, a ginástica e este esporte; saber comunicar-se e saber organizar eventos recreativos e esportivos, utilizando normas elaboradas entre ESTES participantes, nenhumas praticar nenhum tipo de discriminaçãeste ou pré-conceito (por cor, habilidade física, idade ou sexo); contar usando uma opinião pessoal, séria e profunda Acerca este consumismo e a utilizaçãeste inadequada DE atividades físicas e esportivas ao longo da história da humanidade.

Este nome da peça é Concerto de Ispinho e Fulô da Cia do Tijolo (SP) e este fato acontecido foi o massacre do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto em Crato Ceará. Nãeste se assuste, tal história não é contada em qualquer lugar. A história oficial faz questãeste de esquecê-la

A aceitaçãeste desta conduta pelo mfoidico veterinário responsável é opcional. Após este primeiro atendimento, os casos são evoluíDestes pelos estagiários, diariamente ou em intervalos menores, por entendimento utilizando a gravidade e utilizando a possibilidade de interferência no desfecho. As informações sãeste atualizadas pelo próprio sistema, por modo a promover o fornecimento do novas condutas clínicas. Utilizando a elevada do animal, com este óbito ou usando a carência por informações posteriores do caso, este mesmo é encerrado por destemido mfoidico ou médico veterinário CIT-RS, que atribui 1 desfecho. As informações ficam apresentados no banco do dados por tempo indeterminado. (CENTRO Do INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO Colossal DO SUL, 2005).

5 EDUCAÇÃO FÍSICA Nãeste é aula de esporte nunca por treinamento esportivo; Não é aula por brincar pelo brincar pois tem conteúDestes a ensinar igual às outras disciplinas da escola. Seu conteúdo tem a funçãeste de cumprir a obrigaçãeste da escola: ENSINAR e contribuir com a MANEIRAçãeste do CARÁTER DO ALUNO.

6 ABSTRACT This paper aims to display data relating to Bothrops sp. snakebites that attacked the canine species in the state of Rio Enorme do Sul, during the year 2014, attended by the Poison Control Center of Rio Colossal do Sul (CIT / RS). There is also the purpose of elucidating the stages of initial approach Toxicological the injured patient, identification of the etiological agent involved in the accident, the clinical implications of poison action on the animal organism and, finally, specific therapeutic approach through relevant literature. The initial survey used data collected by the CIT / RS during the year 2014, related to Bothrops sp. snakebites occurred only in the state of Rio Bastante do Sul, involving the canine specie.

33 33 seis CONCLUSÃEste Utilizando a exposiçãeste dos dados neste manejorefregatráfego, é possível concluir que este soro antibotrópico é o procedimento Ainda mais eficaz frente ao acidente ofídico botrópico envolvendo cães. Há a evidenciação, ainda, do que ESTES CITs são ferramentas importantes pelo auxílio do atendimento do casos do envenenamento envolvendo cães, já que o precisamente fornece uma conduta racional e livre por informações empíricas, para além por o serviço deter em mãos ESTES dados epidemiológicos do estado.

A necrose, usualmente, é limitada ao tecido subcutâneo, mas É possibilitado a comprometer estruturas Muito mais profundas tais como tendões, músculos e ossos. O período do instalação é variável, na maioria Destes casos, ocorre a partir do segundo POR DIA após este acidente. A intensidade e a extensão da necrose estãeste fortemente relacionados ao uso do torniquete e, provavelmente, à demora entre o acidente e o terapia soroterápico específico. Em quadros extremos Têm a possibilidade de ser necessária a amputaçãeste do membro acometido (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Complicações sistêmicas Nos acidentes Ainda mais graves, o animal Têm a possibilidade de apresentar sangramentos à distância, hemorragias subcutâneas, intracavitárias e intracranianas; nesses quadros, a anemia é bastante evidente. As alterações hemodinâmicas podem culminar em IRA e choque hipovolêmico, a ser este último causado, basicamente, pelo sangramento instalado, liberaçãeste por aminas vasoativas

4 AGRADECIMENTOS Agradeçeste, primeiramente, à Universidade Federal do Rio Bastante do Sul, por me proporcionar a oportunidade por adquirir este saber necessário de modo a o crescimento profissional. À minha família, de mais que me proporcionou a educaçãeste básica e moral tão necessária para o enfrentamento Destes desafios da vida. Agradeçeste, especialmente, à minha tia Mariza, cujo papel foi decisivo para que eu pudesse cursar este ensino superior. Se terei uma profissão digna, será graças a ela. Agradeçeste, igualmente, à minha mãe Márcia, aos meus tios Evandro, Betty, Ricardo e Carla, aos primos Carolina e Júnior, que tanto foram compreensivos quando eu não pude comparecer aos almoços, jantas, aniversários e reuniões por família por ter de que estudar. Agradeço à minha namorada Maria Eduarda Baier, por ser meu norte, exemplo profissional e pessoal.

Nosso hospital possui uma equipe por profissionais altamente qualificados, preparados de modo a atender aos pacientes nas especialidades abaixo:

..] o diamante previamente de ser lapidado... porque o diamante só é alguma coisa depois dele ser lapidado. Aí é de que ele vai brilhar[...] mas o sertãeste é puro, tãeste puro quanto o diamante previamente do seu produção[...]"

Todo animal tratado deve ser observado por, no mínimo, 48 horas, de modo a observaçãeste da evolução dos sinais clínicos e seu possível retorno nos quadros em de que a quantidade de soro administrada tenha sido insuficiente de modo a neutralizar o veneno inoculado (BICUDO, 2009).

Atividade física: é um direito do cidadãeste garantido para todos? - UDI coloca em prática esse direito? - O qual podemos executar de modo a qual esse direito alcance a todos, desprovido distinçãeste? Esporte Espetáculo: O qual é? qual a tua estrutura e função social? - Quais os aspectos positivos e negativos do sua própria existência? Futebol: Mulher igualmente Têm a possibilidade de jogar? Vamos estudar as regras da copa do mundo? Exercício físico e culto ao corpo: Este que é superioridade por vida para todos? Quais os perigos do culto excessivo do corpo e seu reflexo na escola e na comunidade?

O presente trabalho tem por objetivo traçar 1 perfil epidemiológico dos acidentes ofídicos botrópicos que acometeram cães, em este ano por 2014, atendidos pelo Centro por Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT-RS), ocorridos somente pelo estado do Rio Grande do Sul. Objetiva, ainda, expor dados relacionados aos locais do ocorrência, ao tempo decorrido entre picada e atendimento mé especialmentedico veterinário, à gravidade dos quadros, à orientaçãeste da administraçãeste por soro antiveneno e, por fim, demonstrar a importância do auxílio Destes CITs em atendimentos do quadros relacionados aos Seres vivos peçonhentos na clínica por pequenos animais.

Foram pesquisados 24 registros por atendimentos, onde houve a identificação macroscópica DE serpentes ou diagnóstico presuntivo. A elevado parte dos cães foi picada em cabeça ou pescoçeste (83%), seguido do membros pé especialmentelvicos e torácicos (17%). Para além disso, a maioria dos quadros ocorreu em zona rural (75%), seguido pela zona urbana (25%), a ser cerca de 46% dos quadros considerados leves, 29% moderados e 25% considerados graves. Um Completa do 12,5% dos animais acometidos foram a óbito. Espera-se, a partir Destes dados obtidos, demonstrar que ESTES Centros do Informações Toxicológicas são órgãESTES do referência pelo auxílio do atendimento por quadros veterinários de acidentes ofídicos botrópicos, e qual este soro antiveneno é o procedimento mais eficaz frente ao acidente ofídico botrópico. Palavras-chave: ofidismo, botrópico, cães, acidente ofídico, Bothrops, Rio Grande do Sul.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *