Tudo sobre Luiz Cláudio Freire de Souza França

22 22 paciente deve ser mantido em repouso, evitando de que este mesmo ande ou corra. Deve-se, ainda, proceder utilizando a administração por analgfoisicos, evitando a administração de drogas depressoras do SNC (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Soroterapia antibotrópica especíTeimavive A indicação por administração do soro antiveneno está baseada de entendimento usando os critérios clínicos por gravidade (SAKATE, 2008). ESTES acidentes botrópicos podem vir a desprovido classificados como leves, moderados ou graves (BUSCHLE, 1985), e o único procedimento eficiente no acidente botrópico é a soroterapia com o uso do soro antibotrópico ou antibotrópico-crotálico, na dose de que neutralize, pelo mínimo, cem mg por veneno antibotrópico. (BICUDO, 1999; FERREIRA JR e JUNQUEIRA, 2000; SAKATE, 2008). Os acidentes leves provocam edema local discreto ou ausente. Este TC Têm a possibilidade de estar normal ou levemente alterado. Estes acidentes devem ser neutralizados utilizando cem mg por soro antibotrópico ou soro antibotrópico-crotálico. ESTES acidentes moderados produzem edema local evidente e prolongaçãeste do tempo por coagulação, sendo necessárias aplicações de até 200 mg por soro antibotrópico ou antibotrópico-crotálico.

O presente trabalho tem por objetivo traçar 1 retrato epidemiológico Destes acidentes ofídicos botrópicos qual acometeram cães, em este ano de 2014, atendidos pelo Centro por Saber Toxicológica do Rio Bastante do Sul (CIT-RS), ocorridos somente no estado do Rio Grande do Sul. Objetiva, ainda, expor dados relacionados aos locais por ocorrência, ao tempo decorrido entre picada e atendimento mfoidico veterinário, à gravidade dos casos, à orientação da administração por soro antiveneno e, por fim, demonstrar a importância do auxílio dos CITs em atendimentos por casos relacionados aos animais peçonhentos na clínica do pequenos animais.

4 AGRADECIMENTOS Agradeçeste, primeiramente, à Universidade Federal do Rio Bastante do Sul, por me proporcionar a oportunidade do adquirir este conhecimento necessário de modo a meu crescimento profissional. À minha família, de que me proporcionou a educação básica e moral tãeste necessária para o enfrentamento dos desafios da vida. Agradeçeste, especialmente, à minha tia Mariza, cujo papel foi decisivo para que eu pudesse cursar o ensino superior. Se terei uma profissão digna, será graças a ela. Agradeçeste, igualmente, à minha mãe Márcia, aos meus tios Evandro, Betty, Ricardo e Carla, aos primos Carolina e Júnior, qual tanto foram compreensivos quando eu não pude comparecer aos almoços, jantas, aniversários e reuniões do família por ter de que estudar. Agradeçeste à minha namorada Maria Eduarda Baier, por ser meu norte, exemplo profissional e pessoal.

Nosso boletim não está disponível em razãeste da modificaçãeste da legislação pertinente e da alteração nas normas por sinalizaçãeste. Está a ser elaborada uma edição revista e atualizada qual será publicada oportunamente.

A dentiçãeste solenóglifa é constituída de 1 único dente funcional em cada maxila. A presa é extremamente Enorme, aguda e oca, permanecendo paralelamente ao crânio quando o animal está em repouso, girando 90º no momento do ataque, usando a função por injetar o veneno, de que é produzido e fica estocado em glândulas que ficam atrás Destes olhos, na região temporal, diretamente por baixo da pele (MALGAREJO, 2009). Possuem hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares. Podem apresentar comportamento agressivo quando se sentem ameaçadas, desferindo botes isento represar ruído (País do futebol, 2001). Este gênero é dividido em Muito mais de 30 espfoicies e subespécies, estando distribuídas do sul do México até a Argentina e, ainda, em várias ilhas caribenhas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

É necessário ressaltar de que na induçãeste do processo inflamatório local agudo há a participação da atividade coagulante, desencadeando trombos na microvasculatura, usando consequente hipóxia, agravamento do edema e necro se tecidual; e que a atividade anticoagulante, determinada por hemorraginas, pode ampliar o quadro inflamatório, através de tua atividade sobre o fator por necrose tumoral (FNT) pré-formado, liberando citocina ativa, qual tem potente ação inflamatória (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). Em geral, a necrose tecidual qual se estabelece após o acidente botrópico possui aspecto gelatinoso, por ação direta por enzimas proteolíticas inoculadas pelas serpentes, especialmente as fosfolipases A2. Estas enzimas liberam as substâncias vasoativas, provocando dor intensa, edema, eritema e hemorragias, seguidas pela casa da necrose. Usando a alteração na microcirculação local, há piora no quadro necrótico pré-estabelecido, já que há deficiência na suplementação sanguínea na região da picada (SAKATE, 2008).

5 RESUMO Este manejorefregatráfego objetiva a exposiçãeste do dados referentes aos acidentes ofídicos botrópicos que acometeram a espfoicie canina no estado do Rio Bastante do Sul, em o ano do 2014, atendidos pelo Centro por Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS). Há, ainda, o propósito por elucidar as etapas da abordagem toxicológica inicial do paciente acidentado, da identificaçãeste do agente etiológico envolvido pelo acidente, das implicações clínicas da atuação do veneno A cerca de o organismo animal e, por fim, a abordagem terapêutica específica, através de revisão bibliográTeimavive pertinente. O levantamento inicial utilizou dados coletados pelo CIT/RS em o ano do 2014, relativos a acidentes ofídicos botrópicos ocorridos mal no estado do Rio Colossal do Sul, envolvendo a espécie canina.

Contudo, picadas de filhotes de serpentes do gênero Bothrops normalmente não produzem edema, gerando somente a coagulopatia (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008). O quadro doloroso é do intensidade variável e proporcional à extensãeste do edema (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; DALLEGRAVE e SEBBEN, 2008). Hemorragias e aumento do tempo por coagulação (TC) são indicativos do gravidade e da quantidade por veneno inoculada. Em quaisquer quadros, Têm a possibilidade de haver hemorragia disseminada pelo tecido subcutâneo, pelo local da picada, nas cavidades torácica e abdominal e, em quaisquer quadros, no sistema nervoso central (SNC) (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008). Nos quadros em de que a picada ocorre na cabeça do cãeste, particularmente pelo focinho, Têm a possibilidade de haver dispneia e insuficiência respiratória decorrentes da presença do edema intenso pelo local da picada. O edema É possibilitado a se restringir ao local da picada ou acometer estruturas vizinhas, tais como pescoçeste e tórax, impossibilitando de que este animal feche a boca e, por consequência, de que o exatamente se alimente e mantenha a dieta hídrica adequada. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008).

Admite-se que a grande quantidade por proteínas heterólogas presentes pelo soro antiveneno poderia determinar MANEIRAção por agregados do proteínas ou do imunocomplexos, ativando o sistema complemento. A ativaçãeste deste sistema levaria à formação de anafilotoxinas que, por sua vez, poderiam determinar a liberaçãeste direta por mediadores químicos Destes mastócitos e basófilos, principalmente a histamina (País do futebol, 2001). Na vigência da reaçãeste, a administração do clique agora soro antiveneno deve ser temporariamente interrompida, e a droga de escolha de modo a este procedimento dessa intercorrência é a adrenalina (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). Visando diminuir os riscos decorrentes da administraçãeste intravenosa do soro antiveneno, quaisquer autores indicam uma pré medicaçãeste utilizando antagonistas Destes receptores H1 da histamina e corticosteróides. Embora estas drogas nãeste previnam a liberaçãeste por histamina e ativaçãeste de sistema complemento, poderiam antagonizar o efeito da histamina nos órgãos alvo. Em razãeste DE indicações por qual a vasodilataçãeste perifé especialmenterica, o rubor facial e a hipotensão arterial observadas após a liberaçãeste da histamina são dependentes, tanto da estimulação dos receptores H1, quanto dos receptores H2, deve ser associado ao esquema

27 27 Utilizando a base por atendimento em operação, foi desenvolvido, nos anos do 2003 e 2004, este sistema por registros, que é interligado à base de atendimento, possibilitando este registro DE solicitações com a inclusão automática do Muito mais de 30 variáveis Derivado do o caso, a partir de ESTES dados de passando por todos ESTES dados do agente causal. (CENTRO Por INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO Colossal DO SUL, 2005). ESTES casos sãeste atendidos, via telefônica, por estagiários do medicina e de medicina veterinária, de que coletam as informações referentes ao animal acidentado, bem como do contatante e do quadro clínico do animal. Após, é gerada e fornecida uma conduta terapêutica racionalizada.

Embora a literatura veterinária seja escassa em relação ao assunto discorrido nos textos acima, vale ressaltar qual a literatura médica é bastante ampla, fornecendo informações específicas em relaçãeste às condutas frente ao acidente ofídico botrópico. Logo, é interessante qual este caminho inverso da experimentação cientíTeimavive mesmo que exercitado, onde a medicina veterinária aplique ESTES conhecimentos adquiridos pela medicina humana frente ao manejo do paciente acidentado, para de que menos animais percam suas vidas em funçãeste do acidente ofídico botrópico.

Por isso, tem as mesmas funções e características das outras disciplinas: Têm 1 conteúdo TEÓRICO para ensinar; Têm 1 conteúdo PRÁTICO para ensinar

Foram pesquisados 24 registros de atendimentos, onde houve a identificação macroscópica das serpentes ou diagnóstico presuntivo. A elevado Parcela Destes cães foi picada em cabeça ou pescoçeste (83%), seguido do membros pélvicos e torácicos (17%). Além disso, a maioria dos quadros ocorreu em zona rural (75%), seguido pela zona urbana (25%), sendo cerca por 46% Destes casos considerados leves, 29% moderados e 25% considerados graves. 1 Perfeito do 12,5% dos animais acometidos foram a óbito. Espera-se, a partir Destes dados obtidos, demonstrar que os Centros por Informações Toxicológicas são órgãESTES por referência pelo auxílio do atendimento por casos veterinários do acidentes ofídicos botrópicos, e de que o soro antiveneno é este procedimento Ainda mais eficaz frente ao acidente ofídico botrópico. Palavras-chave: ofidismo, botrópico, cães, acidente ofídico, Bothrops, Rio Enorme do Sul.

*Note de que de modo a excluir o comentário será necessário encontrá-lo, clicar na caixa ao lado em seguida no botão excluir... Observando de que só será possível excluir este comentário se este usuário estiver logado na mesma conta utilizada na hora qual efetuou este comentário. Política por Privacidade

Hizo furor en Bs.As. en lo de Hansen, quien prohibio su ejecucion por los desmanes qual se producian con su ejecucion en el año 1903.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *